CANTOR LUIZ PAULO: Cinco versículos da Bíblia sobre como ser um bom pai cristão

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Cinco versículos da Bíblia sobre como ser um bom pai cristão

Ser um pai é difícil, mas ser um bom pai cristão é mais difícil ainda. Além de ter que trabalhar duro para ser um bom cristão todos os dias, você também tem que pensar constantemente sobre como pode ser bom pai para seu filho.
Ser pai é um trabalho que dura 24 horas por dia e sete dias por semana. E você não pode romper com essa obrigadão. É um dever para toda a vida. Às vezes, você vai cair, mas a vida é assim e não pode desistir. Tenha em mente que você, sendo um pai é parte dos planos de Deus. Ele sabe o que você tem e o que você precisa para ser um grande pai.

O que você deve lembrar é que se precisar de orientação, você sempre pode orar a Deus e ler a Bíblia para obter ajuda. Aqui estão cinco versículos bíblicos sobre como ser um bom pai:

1. Ser pai é algo que se faz em todos os lugares

Deuteronômio 6: 7-9: “E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas”.

Ensinar as crianças sobre o certo e o errado não pode ser feito simplesmente dizendo-lhes o que fazer. Os pequenos seguem seu exemplo e você deve ser esse exemplo. Você tem que possuir esta responsabilidade de ser um modelo para seu filho onde quer que vá, em qualquer hora do dia. Isso ensina uma criança que ser bom deve ser constante e não apenas quando necessário.

2. Mamãe e papai devem respeitar um ao outro

Efésios 5:21 “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus”.

As crianças seguem seu exemplo, então se ele ou ela vive em uma casa caótica, esse é o hábito que a criança seguirá. É por isso que é muito importante que um marido e uma esposa estabeleçam seus papéis em casa, respeitem-se uns aos outros e se submetam uns aos outros. Desta forma, seu filho também aprenderá sobre a ordem e, ao mesmo tempo, entenderá o que é o respeito. Seu filho vai respeitar você e seus ensinamentos também.

3. Deve haver disciplina

Provérbios 13:24: “O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga”.

Para ser um bom pai, você deve sempre disciplinar seu filho. Simplesmente não há desculpa para isso. Se você ver seu filho fazendo algo errado, chame ele e discipline-o. No momento em que você não o disciplinar, seu filho vai pensar que o que ele está fazendo é normal. A Bíblia sempre falou sobre como os pais devem disciplinar e instruir seus filhos para que as crianças possam crescer com respeito e obediência à autoridade.

4. Não seja egoísta

Hebreus 12:11: “E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela”.

É verdade. Os pais se machucam quando têm de disciplinar seu filho. Não é uma sensação agradável e não há satisfação em disciplinar uma criança. No entanto, deve ser feito. A Bíblia reconhece que a disciplina parece dolorosa, mas o fruto é justiça. Não disciplinar uma criança é egoísta porque você está apenas protegendo seus próprios sentimentos. Faça isso por eles.

5. Leve as crianças para igreja

Provérbios 22: 6: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.

Como um pai cristão, você tem a obrigação de ensinar seu filho sobre Deus e levá-lo para a igreja. É vital para o seu filho compreender a fé que você segue. Eles não só estarão imersos num ambiente espiritual desde cedo, mas também verão que seus pais estudam a Palavra e adoram o Senhor. Esta é uma inspiração para eles.

Guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário