CANTOR LUIZ PAULO: O verdadeiro Espírito do Natal

sábado, 23 de dezembro de 2017

O verdadeiro Espírito do Natal

O que eu tenho a dizer sobre a data do nascimento de Jesus é que ela não é tão importante quanto o que ocorreu naquele dia. Não sou escravo de um calendário, mas servo do Deus Encarnado.

Certamente Jesus não nasceu dia 25 de dezembro. Provavelmente o seu nascimento ocorreu na época da festa dos Tabernáculos, quando não era época de nevascas em Belém e os rebanhos pastavam a céu aberto. Isso se dava entre Setembro e outubro.
Deus Tabernaculou, ou seja, habitou em um corpo perecível, que caminhava em uma Terra igualmente perecível, onde foi construir o Templo em torno do qual a religiosidade judaica girava. Tão perecível, que dele restam apenas as ruínas de um de seus muros.

No que se refere ao nascimento de Jesus é algo que devemos festejar durante todos os dias do ano, todas as horas do dia e todos os minutos e segundos, pois a encarnação foi o maior de todos os eventos ocorridos durante a historia da humanidade.

Comemoro o evento e não a data. Não há motivos para fechar questão em torno desta data, nem para construir muros de separação com material não bíblico.

Deveríamos fechar questão em torno da Bíblia, dando a ela a posição de nossa única regra de fé e prática. Isto significa desconsiderar doutrinas baseadas em histórias sobre deuses antigos como Moloque, Astsrte, Baal e Santa Klaus. Se você quiser fazer com que eu mude de opinião, precisará mais do que contar histórias extra bíblicas sobre árvores enfeitadas onde eram oferecidos sacrifícios humanos a Moloque. Me mostre o que a Bíblia diz sobre isso.

Não achei na minha Bíblia nenhuma menção ao dia, hora e ano do nascimento de Jesus. Se isso fosse importante, a data estaria na Bíblia, como foi feito com as festas judaicas. Nem sequer existe alguma sugestão de que esta data deva ser comemorada. Se a encarnação do Verbo é o ponto central da nossa fé, por que não comemorar um acontecimento tão importante quanto este? Temos tanto para agradecer a Deus, tantas qualificações para incorporar, tantas dívidas de amor para pagar, que transformaria a mudança no calendário em uma meta muito pequena.

O costume de coar o mosquito é negligenciar os grandes temas bíblicos costuma ser uma forma de esconder comportamentos desprezíveis atrás de um falso zelo. Meu querido, comemore o Natal na data que bem entender e eu continuarei abraçado a você. Me convide para assistir as suas festas, participarei com prazer, cultivando os mesmos sentimentos que cultivo na noite de Natal.

Feliz Natal!

FONTE: GUIAME, UBIRAJARA CRESPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário